A 5ª edição do projeto Assembleia Itinerante “Valorizando o Legislativo” começou hoje pela manhã, em Várzea Grande, com debates, palestras e oficinas voltadas para agentes de saúde e profissionais de educação infantil, no campus do Centro Universitário Univag, no bairro Cristo Rei.
“Essa iniciativa está direcionada para aproximar a sociedade com o Poder Legislativo, através de sugestões e trabalho de cidadania”, explicou a coordenadora pedagógica dos cursos, Suzi Costa.
Para a odontóloga Waldirene Toledo Pizza, a iniciativa da Assembleia Legislativa é fundamental para aproximar o Parlamento com a população e proporcionar novas experiências para os profissionais dessas duas áreas.
“É louvável para a qualificação do profissional. Essa oportunidade servirá para aprofundarmos nossos conhecimentos no atendimento das crianças”, destaca a dentista.
Na avaliação da pedagoga, que participa pela segunda vez do Assembleia Itinerante, Neusa Pereira Leite, as palestras são essenciais para o currículo dos professores dessa área.
“Temos que analisar a importância da educação infantil para o amplo desenvolvimento da criança, considerando o verdadeiro papel da escola no processo educativo”, disse ela.
Na avaliação da professora do município Barão de Melgaço, Gláucia Marques Albuquerque, a educação infantil é uma etapa relevante na medida em que proporciona na criança desenvolver-se integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
“Essas palestras vão nos auxiliar no processo de formação da criança, de orientação adequada de maneira que possibilite uma aprendizagem saudável e significativa”, explicou a professora.
Programação – Nessa sexta e sábado, uma ampla agenda de ações será desenvolvida pela Assembleia Legislativa na cidade, envolvendo também lideranças e representantes de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Santo Antonio de Leverger, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Nobres e Cuiabá.
Nessa noite, às 19 horas, acontecerá uma sessão especial, na sede do Senai, que fica na avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.
A agenda prossegue sábado (14), a partir das 8 horas, na Escola Municipal Rita Auxiliadora Campos Cunha, localizada na avenida Venezuela, no bairro Mapim onde serão oferecidos vários serviços de cidadania, através do trabalho de vários parceiros que, de forma voluntária, disponibiliza vários serviços para a comunidade, como a emissão de carteira de trabalho informatizada, com entrega na hora, recurso do seguro-desemprego, orientações trabalhistas, consultas de RAIS para fins de demanda judicial, primeira e segunda via de Identidade, CPF, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços do Procon, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centro de Referência de Assistência Social, espaço saúde, espaço beleza, com corte de cabelo e manicure, e espaço de de lazer para as crianças.
O Projeto Assembleia Itinerante é realizado desde o ano pssado e tem por objetivo aproximar o Legislativo com a sociedade, levando serviços de cidadania, assistência social, por meio de mutirão, discussão política, além da formação intelectual, com capacitação dos profissionais da educação e agentes de saúde.
"O Assembleia Itinerante permite aos parlamentares ter uma noção do dia-a-dia do que cada município está vivendo, suas necessidades, seus pleitos”, pontuou o presidente da AL, Guilherme Maluf (PSDB).

















