Home Política Assembleia e Ampara premiam vencedores do Concurso de Redação

Assembleia e Ampara premiam vencedores do Concurso de Redação

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

A Assembleia Legislativa, por intermédio da Sala da Mulher, em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) premiou nesta segunda-feira (2), os quatro vencedores do VI Concurso de Redação realizado pela instituição, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, que ficou lotado.

Conforme o regulamento, foram selecionados os melhores textos escritos por alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas e particulares de todo Estado, que escreveram sobre o tema “Adoção”.

Durante a solenidade, as crianças do coral “Canto e Encanto” fizeram uma apresentação com quatro músicas. Logo após, a fundadora da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, anunciou os vencedores do concurso.

O vencedor do 6º ano foi o aluno, Gabriel Zilmar, da Escola Municipal de Ensino Básico Maria Tonich Monteiro da Silva, que recebeu um smartphone. Pelo 7º Ano, João Pedro Norehi, representando a Escola Master Junior, e ganhou uma câmara fotográfica. Ana Julia Miranda do Espírito Santo venceu na categoria 8º Ano, pela Escola Estadual Souza Bandeira, que recebeu uma TV digital. Pelo 9º Ano, Luciana Velter Rondon, do Colégio Salesiano Patronato Santo Antonio, que recebeu um notebook. Todas as escolas são de Cuiabá.

“Se trata de um importante tema, pois é um assunto que ainda sofre pelo preconceito, e a iniciativa é para mudar a mentalidade dos alunos. As famílias são formadas pelo afeto amoroso”, disse Lindacir.

Para a 6ª edição do Concurso de Redação participaram cerca de cinco mil alunos. Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo com a história de 23 escolas que tiveram representantes.

Para a professora Gonçalina Lima, da Escola Cândido Marechal Rondon, do Jardim Alvorada, essa é uma oportunidade de levar à sociedade a refletir sobre preconceitos da adoção.

“A redação é mostrar o conhecimento que eles (alunos) entenderam sobre o assunto. Trata-se de um assunto muito delicado, pois muitas famílias ainda enfrentam barreira com a sociedade”, destacou a professora.

Representando a presidente da honra da Sala da Mulher, Maria Tereza Maluf, a assessora Isaura Ribeiro falou da parceria entre Assembleia, Tribunal de Justiça e a Ampara, com movimentos voltados para as ações sociais.

“Essas ações são voltadas às instituições que já possuem tradição e cultura no quesito de adoções. Essa parceria tem como objetivo proporcionar a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família e a todas as famílias o acesso às condições necessárias para manterem seus filhos com dignidade”, afirmou Isaura.

O evento marcou a abertura da Semana Estadual da Adoção, que contará ainda com uma audiência pública com o tema “Responsabilidades e desafios na promoção do direito a família”, que acontecerá na quinta-feira (5), às 9 horas, no auditório Milton Figueiredo.