A falta de infraestrutura é um dos principais entraves para o desenvolvimento do potencial turístico da região do Vale do Araguaia. Com o propósito de buscar alternativas para reverter o quadro na região, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública no município de Canarana para discutir o assunto. Aliado à infraestrutura, também foi propostadurante o evento, a construção de um aeroporto internacional para receber os turistas estrangeiros.
Paralelo ao evento,foi formalizada a criação do Fórum do Polo Turístico do Portal do Araguaia. Ainda na oportunidade, foram homenageados 13 representantes da região com a comenda de desbravador migrante “Norberto Schwantes”, destinada aos migrantes que atuaram de forma direta e significativa para o desenvolvimento do Estado.
“Se trata de um esforço muito grande discutir o potencial turístico de Canarana, que é um município central com ofertas enorme de pousadas e belezas naturais. Essa é a oportunidade de buscar alternativas para o desenvolvimento na região”, explicou o deputado Adalto de Freitas (SDD), autor do requerimento da audiência pública.
Vale destacar que, doze municípios vão compor o Fórum, onde a partir de agora, Barra do Garças, Canarana,Gaúchado Norte, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Cocalinho, Querência, Nova Xavantina, Água Boa, iniciam uma nova fase para o desenvolvimento do turismo na região.
“O turismo é uma das principais saídas para vencermos a crise e alavancarmos crescimento. Canarana possui esse potencial, somos a porta do Parque Nacional do Xingu e também outras aldeias indígenas, isso é um fator muito importante, falou o prefeito de Canarana, Fábio Faria (PSDB).
Segundo o prefeito, o município já está se articulando para fomentar recursos para a construção de um aeroporto com amplas condições estruturais para receber turistas.
“É um antigo sonho da população, pois além do turismo, a região vai ganhar em todos os aspectos, como por exemplo, geração de novos empregos e fortalecimento na economia”, apontou Faria.
A instalação o polo turístico do Vale do Araguaia foi destacada ao longo da audiência, principalmente, da parceria com o agronegócio na região, que contará com a presidente Marilei Bier, a popular Nega. “Canarana está muito bem localizada e possui um potencial turístico enorme. Precisamos explora bastante esse fator do turismo com investimentos”, revelou ela.
Um dos pontos destacados pela presidente do Forum, foi direcionado para a falta de investimentos e divulgação. Para ela, melhorar a infraestrutura e investir na região.“É uma oportunidade do Estado apostar nesse setor, buscando alternativas com investimentos e divulgação para o lado internacional”, afirmou Nega.
Nos debates sobre o assunto, gestores e a população da região, além dos membros integrantes do fórum, mostraram, por meio da troca de experiências, promover avanços em prol do turismo, respeitando as peculiaridades e potencialidades de cada localidade.
“O evento é para escutar e observar as propostas da população. Este momento é fundamental para os municípios crescerem neste setor. O Estado também precisa investir em todos os aspectos, desde infraestrutura até na divulgação nacional e internacional”, alertou o prefeito de Querência, Fernando Gouver.
O coordenador de turismo de regionalização do estado de Mato Grosso, Diego Augusto Bezerra, mostrou o trabalho que o Ministério do Turismo vem realizando nos últimos anos para o desenvolvimento do setor, através de cadastramento.
“É um reconhecimento que passa pelo Ministério do Turismo. Vale lembrar que neste ano, o órgão cadastrou a economia dos municípios que vivem do turismo. A grande maioria dos municípios de Mato Grosso ficou na classe D, porém, Canarana ficou classificada na classe C. Devemos aproveitar e explorar esse índice”, enfatizou ele.
Em outubro deste ano, no municípiode Santa Terezinha-MT foi discutido o mesmo assunto em audiência pública. Naquela oportunidade, o fórum contou com representantes dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Novo Santo Antônio, Luciara e Santa Terezinha, quando iniciaram as discussões sobre o turismo na região. Agora, se organizam para buscar o avanço no fortalecimento do setor no Araguaia, quando nomearam a presidente.
Para o secretário de Estado de Turismo, Luis Carlos Nigro, Mato Grosso necessita explorar esse setor, no entanto, ele afirmou que necessita de um engajamento da sociedade.“O conselho e o fórum sendo fortes, certamente, o turismo vai ganhar alternativas para alavancar o desenvolvimento e fomentar novos empregos”, falou ele.
Na avaliação do secretário,o Estado precisa cada vez mais discutir o turismo em todas as regiões, considerado por Nigro que“esse tão importante seguimento econômico hoje no país e no mundo”.
“Temos muitos estados que sobrevivem unicamente do turismo, como a região nordestina. Mato Grosso não pode ficar para trás, porque temos o privilégio de ostentarmos uma beleza natural incomparável”, exemplificou Nigro.
Homenageados –Após debater o turismo do Vale do Araguaia, o deputado homenageou 13 personalidades que marcaram a história de Canaranara, com a comenda desbravador migrante “Norberto Schwantes”.
“Essas personalidades deixaram suas marcas em Canarana e também na região. Se trata de uma merecida homenagem que potencializou o potencial socioeconômico do Araguaia”, disse o deputado.
O homenageado Cláudio Feijó representou todos os agraciados, quando na oportunidade, enalteceu o trabalho árduo que cada família enfrentou quando chegaram em Canarana.“Chegamos aqui (Canarana) e enfrentamos épocas muito ruins, mas vencemos com trabalho e força de vontade. Foi uma época difícil, no entanto, nossa coragem e satisfação venceu a aposta”, disse ele.
Receberam a comenda: Augusto Dunk, Jandir Pezzini, Amândio Micolino, Francisco Del’ Losbel, Edson Wisch, Antonio Henrique Londero, Vercedino Cecatto, Marilei Bier Cancian, Cláudio Sonemann Feijó, Darci Romio, Arcênio Clari Fleck, Orlando Roewer e Massimino Antonio Tomasi.

















