Após mais de um mês de interdição, Prefeitura de Palhoça libera o entorno do lago da Pedra Branca

Proibição foi feita após proliferação da bactéria causadora do botulismo. Decisão para liberação do local foi feita em reunião com vários órgãos.

Prefeitura libera entorno do lago da Pedra Branca, em Palhoça

Após mais de um mês de interdição, a Prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, liberou o entorno do lago da Pedra Branca. A proibição havia ocorrido por causa da proliferação no local da bactéria causadora do botulismo. O anúncio da liberação foi feito na quarta-feira (26), após reunião com diversos órgãos.

O local estava interditado desde 11 de maio. Em 4 de maio, a Associação dos Moradores do Bairro Pedra Branca começou a encontrar patos mortos às margens do lago. Os animais foram recolhidos e uma veterinária fez coletas de amostras no local. Um laudo confirmou que as aves morreram por causa da bactéria.

Após medidas preventivas e corretivas para controlar a contaminação e análise dos resultados de novas amostras, equipes técnicas constataram que a situação estava normal. A água e os animais já não estavam contaminados. Portanto, não há mais risco aos visitantes, conforme a prefeitura.

Para tomar a decisão de liberar o lago, participaram da reunião a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Defesa do Cidadão e Bem Estar Animal, Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCAM) e Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca (AMO).

Nos próximos meses, o município vai fazer uma acompanhamento laboratorial e a manutenção dos níveis de oxigênio na água por meio de aeradores. A prefeitura pede que os visitantes não alimentem as aves do local.