Após mais de um mês de interdição, a Prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, liberou o entorno do lago da Pedra Branca. A proibição havia ocorrido por causa da proliferação no local da bactéria causadora do botulismo. O anúncio da liberação foi feito na quarta-feira (26), após reunião com diversos órgãos.
O local estava interditado desde 11 de maio. Em 4 de maio, a Associação dos Moradores do Bairro Pedra Branca começou a encontrar patos mortos às margens do lago. Os animais foram recolhidos e uma veterinária fez coletas de amostras no local. Um laudo confirmou que as aves morreram por causa da bactéria.
Após medidas preventivas e corretivas para controlar a contaminação e análise dos resultados de novas amostras, equipes técnicas constataram que a situação estava normal. A água e os animais já não estavam contaminados. Portanto, não há mais risco aos visitantes, conforme a prefeitura.
Para tomar a decisão de liberar o lago, participaram da reunião a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Defesa do Cidadão e Bem Estar Animal, Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCAM) e Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca (AMO).
Nos próximos meses, o município vai fazer uma acompanhamento laboratorial e a manutenção dos níveis de oxigênio na água por meio de aeradores. A prefeitura pede que os visitantes não alimentem as aves do local.




















