Ao completar um ano de criação, Rádio Assembleia se consolida no cenário regional

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

A Rádio Assembleia 89,5 FM completa, nesta quinta-feira (23),um ano de inauguração em frequência FM e se consagra como a primeira emissora do país a integrar a rede legislativa de rádios parlamentares, uma parceria com a Rádio Câmara de Brasília.

Em comemoração, o programa Manhã 89,5, transmitido ao vivo, terá a participação especial dos artistas Pescuma, Henrique e Claudinho, a partir das 9h30 desta quinta. Além disso, no dia 15 de julho, a partir das 8h30, o programa será todo produzido no auditório Milton Figueiredo e contará com a participação do público.

“Queremos convidar os servidores para participar do evento. Faremos um programa ao vivo das 8h30 às 12h, com participação de artistas da terra em um mix de todos os programas da rádio. Vamos relembrar os grandes programas de auditório que marcaram as rádios no passado”, afirmou o gerente da Rádio Assembleia, Jaime Neto.

Com uma equipe de 18 profissionais entre radialistas, jornalistas e operadores de áudio, o gerente destaca que, nesse primeiro ano de funcionamento, a Rádio Assembleia conseguiu a consolidação da grade, com foco na divulgação das atividades legislativas, aliada à promoção da cultura local- o que é um diferencial.

“Nesses 12 meses nunca repetimos o mesmo artista no programa Sons de Mato Grosso, por exemplo. Além disso, 30% das músicas veiculadas pela rádio são de artistas da terra”, declara Jaime.

SINAL– O diretor técnico da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Wanderley Oliveira, informa que, em Mato Grosso, trabalha para ampliar o sinal da rádio por meio de parcerias junto às câmaras municipais.

Nove municípios já têm a outorga para implantação da emissora, entre eles Rondonopólis, Várzea Grande, Tangará da Serra, Barão de Melgaço, Sorriso, Sinop, Diamantino, Alta Floresta e Juara. “Além disso, temos outros 30 pedidos de outorgas em andamento, atingindo 98,2% da população do estado”, pontuou Oliveira.

Outro avanço foi a ampliação da programação que é montada em parceria com a Rádio Câmara. Ou seja, parte do que é veiculado na emissora é produzida em Brasília e outra pela equipe de profissionais da Rádio Assembleia.

“Conseguimos ter um horário nas quartas e quintas-feiras para transmitir ao vivo as sessões matutinas da Assembleia. Hoje, fazemos transmissão ao vivo também de audiências e eventos da Casa realizados na capital e no interior do estado”, ratifica Jaime.

Para o âncora da Rádio Assembleia, Cleber Dias, embora a Rádio Assembleia exista há 10 anos, o fato de ser transformada em uma FM, a primeira da rede legislativa do país, fez renascer a emissora. “Estou muito feliz por fazer parte da equipe de qualidade. O desafio é grande e instigante porque temos que imprimir uma nova linguagem e novo jeito de trabalhar a programação, além de novos modos operacionais”, afirma Dias.

Com o poder de alcance das mídias sociais, as entrevistas que vão ao ar na Rádio Assembleia têm chamadas a partir de postagens na página oficial da Casa de Leis e no site de relacionamento Facebook. Além disso, os ouvintes podem interagir com a emissora a partir de pedidos de músicas e com sugestões e participação ao vivo pelo whattsapp pelo número de telefone (65) 99969-1303.

“Pela internet, quem quiser acompanhar toda a programação da Rádio pode acessar o linkradio.al.mt.gov.brpelo navegador, inclusive do próprio celular, sem necessidade de baixar nenhum aplicativo”, concluiu Jaime.