Alunos da rede estadual são diplomados no Programa Voto Consciente 2017

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Alunos de cinco escolas da rede estadual participaram na manhã desta quinta-feira (23.11), da cerimônia de diplomação dos partidos eleitos no Programa Voto Consciente 2017, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Participaram da cerimônia estudantes e gestores das escolas: Heliodoro Capistrano Silva, Estevão Alves Correia, Clêinia Rosalina Souza, Irene Gomes de Campos e Elmaz Gattas Monteiro.

O programa, criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT, tem como objetivo estimular a consciência cívica dos jovens do Ensino Médio, fortalecendo os princípios éticos e estimulando a participação política livre, democrática e consciente.

E foi assim que aconteceu. Os estudantes se mobilizaram e se dividiram em partidos, o vencedor foi o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer. As eleições ocorreram entre os dias 23 e 27 de outubro, e ao todo, 1.158 estudantes foram às urnas escolher um dos cinco partidos.

Para o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o evento é importante para fortalecer a democracia e conscientizar os estudantes para a importância do pleito eleitoral.

“Vejo humanidade em cada ato de vocês, cada debate, cada construção dos partidos. Teremos aqui verdadeiros combatentes em prol da cidadania. Esse dever é de todos nós, somos agentes da cidadania”, afirmou.

Marrafon ainda lembrou que atual cenário político é marcado por discursos de ódio e intolerância, que segundo ele, acaba com o que já foi conquistado.

“Não é isso que queremos. Iniciativas como essa do TRE fortalecem a nossa democracia. Estamos juntos com vocês, vamos evitar tanta mentira e evitar que a nossa democracia vire demagogia”, finalizou.

Aos 17 anos, Vinícius Henrique é alunos do 2º Ano do Ensino Médio na EE Elmaz Gattas, ele foi membro do Partido da Educação e do Meio Ambiente. Para ele, o projeto oportunizou a vivência como eleitor e como candidato.

“Conseguimos vivenciar na prática e na teoria o que é fazer política. Como eleitor e como candidato. As ações do projeto são interativas, então, inclui todos os estudantes por meio de palestras e outros trabalhos”, lembrou.

Participaram ainda da cerimônia o coordenador de Ensino Médio da Seduc, Rogério Gomes, o vice-presidente do TRE, desembargador Pedro Sakamoto, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Ricardo Gomes de Almeida, e o vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Ulisses Rabaneda dos Santos.