Alunos da Escola Raimundo Pinheiro participam do TCEstudantil

Alunos da Escola Raimundo Pinheiro participam do TCEstudantil

Integrante do grupo de cerca de 90 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Raimundo Pinheiro da Silva”, que participou nesta terça-feira (02/10) do programa TCEstudantil, Aline Martins de Figueiredo, 17 anos, era uma das mais empolgadas com a visita da turma ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. Detalhe: esta era a segunda vez que a estudante visitava o TCE-MT.

Ela explicou o seu o porquê do entusiasmo. “Visitar o Tribunal é uma oportunidade bem legal de conhecer coisas novas e aprender um pouco mais sobre como funciona os órgãos públicos e como se pode fiscalizar o dinheiro dos nossos impostos”.

“Eu gosto de ter conhecimento e saber sobre meus direitos”, afirmou a jovem que está concluindo o terceiro ano do ensino médio e pretende fazer faculdade.

Na mesma linha de raciocínio, o estudante Breno César da Cruz Silva, também de 17 anos, considerou a sua primeira participação no TCEstudantil como uma chance de aprender o que fazem os conselheiros e qual é a função do TCE de Mato Grosso.

“Eu não sabia quase nada sobre o TCE e sobre como os gestores públicos, os governantes, são fiscalizados. Com as coisas que aprendemos hoje aqui, vou poder fiscalizar como estão sendo gastos os nossos impostos. Isso é bem interessante”, afirmou.

Para o professor de matemática Gilvan Pina, que acompanhou a turma, o programa TCEstudantil é uma ferramenta auxiliar fundamental no processo de conscientização e formação da cidadania dos jovens da rede pública de educação.

“Estas visitas são muito instrutivas, ajudam a informar os estudantes sobre seus deveres e direitos de cidadão. Também estimula o interesse deles para que sejam mais proativos nas suas comunidades. Só temos que agradecer e parabenizar o Tribunal por esta iniciativa”, destacou.

Durante a visita, os estudantes acompanharam parte da sessão ordinária do pleno do TCE e puderam observar o trabalho dos conselheiros durante o julgamento de alguns processos da pauta do dia. A turma foi saudada pelo conselheiro interino Luiz Henrique Lima, vice-presidente do Tribunal.

O conselheiro lembrou que o controle externo e o controle social dos governos é uma conquista valiosa e muito importante das sociedades democráticas.

Ele destacou a importância dos estudantes, que têm idades entre 16 e 18 anos, de votarem de forma consciente nas eleições do próximo domingo, dia 07.

O conselheiro explicou aos estudantes, de forma resumida, a trajetória histórica dos Tribunais de Contas, frisando que a instituição é fruto das conquistas cidadãs.

“Valorizem muito este direito do voto, o direito da liberdade de expressão, os direitos humanos de uma forma geral, que são conquistas histórica da civilização humana”, incentivou.

Além de conhecerem o plenário, os estudantes participaram ainda de uma palestra e de uma roda de conversa com Leonardo Saboia Paes de Barros, chefe de gabinete do TCE.

Durante a palestra, a turma pode conhecer mais profundamente a estrutura funcional do Tribunal, sua missão institucional, as ferramentas de interação e participação direta com o cidadão e suas ações como órgão de controle externo das contas públicas em Mato Grosso.