Alto Boa Vista será beneficiada com ações de Dal’ Bosco

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Distante 1.063 km de Cuiabá, o município de Alto Boa Vista, localizado no Vale do Araguaia, sofre com a baixa arrecadação e com os problemas sociais decorrentes da desintrusão da Suiá Missu, quando teve que acomodar sete mil pessoas, em sua maioria, trabalhadores rurais, que perderam suas terras e única fonte de renda.

Buscando amenizar essa situação, o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) apresentou, nesta terça-feira (10), indicações que buscam promover melhorias na saúde, educação e infraestrutura local.

Para melhorar o atendimento na saúde pública, o deputado indicou ao governador Pedro Taques (PSDB), com cópia ao secretário de saúde, Eduardo Bermudez, a disponibilidade de aparelho de raio–x para a unidade de Alto Boa Vista.

Dilmar explica que a única alternativa para os moradores locais com fratura é se deslocarem até o Hospital Regional de Água Boa, distante 320 km do município.

“Uma das grandes injustiças históricas cometidas pelas administrações estaduais anteriores foi o abandono do Araguaia, onde, infelizmente, a população recorre ao Estado de Goiás para buscar atendimento à saúde. Precisamos dar as condições mínimas de atendimento dentro do município, evitando a ambulanciaterapia”, cobrou o parlamentar.

Ao secretário de Educação, Permínio Pinto Filho, Dilmar ressaltou a necessidade de doação do prédio que abriga a Escola Estadual Mãe Maria. O repasse, já debatido com o gestor, deve-se ao retorno dos profissionais da educação que atuavam na Suiá Missu, às instituições de ensino municipal, que se encontravam plenamente atendida pelo efetivo que possuíam.

O parlamentar explica ainda que, além do inchaço do corpo técnico, a implantação da escola estadual representará uma perda de 200 alunos do ensino fundamental, o que impactaria na redução 25% dos recursos do Fundeb, e inviabilizaria a manutenção dos funcionários remanescentes.

A última demanda visa ampliar os espaços comunitários voltados a atividade física e lazer. Para isso, Dilmar Dal’ Bosco indicou a construção de uma academia da terceira idade (ATI) na praça central do município. Conforme justificativa, a atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade.

As ATI`s são compostas por um conjunto de equipamentos com funções projetadas especialmente para uso dos idosos e já são um sucesso em diversas cidades brasileiras.

“Trata-se de um investimento que beneficia os idosos e a população de um modo geral, pois a prática de exercícios regulares ajuda no controle da pressão arterial, ganho da massa muscular e diminuição da gordura, bem como é uma fonte de equilíbrio, concentração e prevenção às doenças”, defendeu.