Home Política ALMT recebe encontro estadual dos agentes de saúde

ALMT recebe encontro estadual dos agentes de saúde

Profissionais de mais de 60 municípios participaram do evento no Teatro da Assembleia Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

A Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACS) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu nesta terça-feira (21) o primeiro encontro desses profissionais de Mato Grosso, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Realizado em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública e com a Fiocruz, o evento contou com palestras, rodas de conversa, sala de cuidado e apresentação do relatório de dois anos de trabalho da frente parlamentar.

Participaram do encontro profissionais de 62 municípios de Mato Grosso, de acordo com o coordenador-técnico da frente parlamentar, Carlos Eduardo Souza dos Santos.

“É uma atualização para os ACS e ACE”, explica Carlos Eduardo. O público acompanhou duas palestras no período da manhã e duas à tarde. As atividades contemplavam temas como saúde mental, amamentação e combate ao Aedes aegypti.

No encontro, também foi apresentado o relatório dos trabalhos da frente parlamentar. Carlos Eduardo destacou diversas ações realizadas pela comissão. “Estivemos em 47 municípios. Em parte ajudamos as prefeituras com a certificação dos agentes junto ao Tribunal de Contas. Algo esperado há 12 anos.

Também regularizamos, por meio das prefeituras, o Incentivo Financeiro Adicional em 20% desses municípios” lembra o coordenador-técnico da frente.

Ele ainda citou uma indicação feita ao Poder Executivo de criação de um incentivo financeiro estadual a esses profissionais. A frente também trabalhou pela criação de um curso técnico no IFMT para formação desses profissionais, que deve começar a funcionar em janeiro de 2019.

A bióloga da vigilância em saúde ambiental do escritório regional de Rondonópolis, Márcia Veloso, ministrou a palestra “Refletindo sobre a integração e as práticas do ACE e ACS no controle de Aedes aegypti no território”.

Durante a atividade, ela propôs a reflexão sobre trabalho em busca de melhorar e também apresentar estratégias a eles. “Uma das recomendações é trabalhar integrados na equipe de saúde da família”, exemplifica.

As discussões foram bem recebidas pelos participantes. “Foi muito proveitoso. É muito valioso para nós que viemos pela primeira vez ter acesso a esse conhecimento”, afirmou a presidente do sindicato do servidor público de Poconé, Lucimeire Souza.

A agente de combate a endemias de Primavera do Leste Karla Nascimento também elogiou a iniciativa. “É muito bom. Com a interação, a gente conhece a realidade de cada lugar de Mato Grosso. A gente sai daqui com outra visão do nosso trabalho e com um ânimo a mais”, elogiou Karla.