ALMT promove encontro para discutir 300 anos de Cuiabá

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

Integrar as ações comemorativas dos 300 anos de Cuiabá foi tema da reunião realizada nessa segunda-feira (11) no Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). Além da equipe do IMPL e representantes da Mesa Diretora, estiveram presentes membros do programa dos 300 anos do governo do estado e da secretaria municipal dos 300 anos.
“A intenção da Assembleia é intermediar os diálogos e participar das ações que estão sendo desenvolvidas para marcar o tricentenário da capital de Mato Grosso”, destaca Caio Cesar de Andrade, representante da presidência da ALMT. “Esse encontro foi muito importante para alinhar todas as ações que estão sendo pensadas e somar esforços e recursos para que população de Cuiabá celebre essa data vivenciando a valorização das tradições e da cultura, e principalmente que receba melhorias na qualidade de vida com projetos que atendam as suas necessidades”, afirmou.
“Essa integração é muito importante para conseguir entregar para os cuiabanos uma série de projetos que abrangem as áreas da cultura, turismo e infraestrutura, a fim de preparar Cuiabá para a chegada da data”, explica Silvana Cordova, da secretaria municipal dos 300 anos.
A ALMT tem um interesse muito grande em participar e contribuir. Uma das ideias é a criação do Museu Histórico e Cultural do Coxipó do Ouro, na própria comunidade, para promover e preservar a memória de uma das comunidades mais antigas de Cuiabá, destaca a superintendente do Instituto Memória. “Com um grande acervo de documentos e imagens que contam muito da história de Cuiabá, esta é uma oportunidade para aproximar a população desses registros. E um dos destaques é a coleção que retrata o Coxipó do Ouro, mostra que já foi exposta em vários lugares do estado”, explica a superintendente.
Para Cely de Almeida, coordenadora do programa “Cuiabá 300 anos”, do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do governo do estado, a parceria é muito bem-vinda. “Queremos preparar a cidade para os 300 anos e temos muitas ideias maravilhosas sendo apresentadas, por isso essa parceria é muito importante para a concretização de todas elas. Teremos outras reuniões para alinhar ainda mais essas ações”, afirmou.
Neste primeiro encontro, foram apresentados alguns projetos que já estão sendo trabalhados por cada entidade e ficou acertada a criação de um grupo de trabalho que vai desenvolver ações conjuntas até 2019, ano do tricentenário.