ALMT é iluminada de rosa em alerta sobre prevenção ao câncer de mama

deputado faz cronologia das obras do vlt

Desde as 18 horas dessa quarta-feira, toda a fachada da Assembleia Legislativa está iluminada de Rosa e permanecerá assim até o último dia do mês de outubro, para simbolizar a campanha internacionalmente conhecida como “Outubro Rosa”, que ganhou força como parte importante na luta pelo diagnóstico precoce do câncer de mama – que afeta uma grande parte das mulheres e até homens.

Na solenidade, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf; a presidente de honra da Sala da Mulher, Teresa Maluf; além de Veralice Aparecido Valério, presidente do MTMama; Maria Elvira Palma de Arruda, presidente da Avogas (Associação de Voluntários Giorgio de Almeida Souza); e Lindacir Rosa, representando o presidente da Amparo, Luiz Campana.

O deputado Guilherme Maluf disse que “o gesto de acender as luzes simboliza o apoio á luta das mulheres contra o câncer de mama que acomete a elas, mas que também afeta homens. O parlamentar anunciou que o governador de Mato Grosso, Pedro Taques e a primeira-dama, Samira Taques, estão na luta para incluir na “Caravana da Saúde” um mamógrafo, que vai possibilitar que pessoas que estejam nos rincões mais distantes de Mato Grosso também tenham acesso ao exame de mamografia, o mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama. A caravana vai levar serviços de saúde ao interior do estado.

Maluf lembrou ainda que “a AL participa dessa, que é uma campanha mundial e simboliza a discussão de uma grande doença que afeta muitos, mas que quando diagnosticada precocemente tem cura. Entendemos que cada cidadão e instituição tem que fazer sua parte. A campanha iniciou em 1990 e está sendo ampliada a cada ano e não só na simbologia. Este ano, além da campanha visual, a Assembleia, através do Qualivida, está inovando com o encaminhamento de servidoras para exames de mamografia.

A presidente da honra da Sala da Mulher, Teresa Maluf, lembrou que “a casa rosa é uma forma de motivar a sociedade em torno da causa do câncer que é o segundo tipo de câncer no mundo. Ela lembrou que este é o 6º ano em que a Casa é parceira do MTmama e da Campanha Outubro Rosa que é uma simbologia na divulgação e conscientização de todas as mulheres para se conseguir uma cura através da apalpação e do diagnóstico precoce”. Ela citou ainda que “a AL faz a campanha interna para as servidoras e coloca a fachada iluminada de rosa para chamar a atenção daqueles que transitam pelo CPA (Centro Político e Administrativo).

A presidente do MTmama, Veralice Valério disse que “a campanha é importante porque alerta todas as mulheres para irem ao médico sem medo. Segundo ela, atualmente, 148 mulheres são assistidas pelo instituto, seja para tratamento ou pós tratamento. Para ela, uma grande preocupação é a idade cada vez menor das mulheres acometidas pelo câncer “ tem chegado cada vez mais jovens de até 30 anos com a doença, o que nos mostra que a mulher com menos de 40 anos também pode ser diagnostica e, por isso, deve fazer o autoexame”.

Segundo ela, o Inca (Instituto do Câncer) registrou, esse ano, em Mato Grosso, 670 casos de câncer de mama em mulheres, sendo 470 só em Cuiabá. Para ela o aumento se dá em razão do diagnostico tardio e da falta de maior oferta de biopsias.

Sobre o MTmama, o presidente da AL, deputado Guilherme Maluf, lembrou que “MTmama vem fazendo um trabalho para trazer a foco essa doenças que tem cura, desde que diagnosticada precocemente e é um importante parceiro nesta luta”. O deputado Baiano Filho também compareceu ao evento.

Na solenidade foi feita uma apresentação do Balé Caroline e da cantora Juliane Gisoni que interpretou clássicos da MPB (Música Popular Brasileira).