Alimentos orgânicos e acompanhamento de nutricionistas na unidades escolares de Florianópolis

Atualmente, todas as 119 unidades escolares recebem alguns alimentos produzidos sem nenhum aditivo químico ou defensivos agrícolas

A qualidade e a oferta da alimentação escolar estão relacionadas ao melhor rendimento cognitivo das crianças. Foto: banco de imagens

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2009 e 2018, o número de casos notificados de intoxicação por algum tipo de defensivo agrícola passou de 7.001 para 14.664. Além das intoxicações, que são reações imediatas, o consumo de agrotóxicos causa inúmeros danos à saúde e provoca uma reação em cadeia no meio ambiente, devido à contaminação do solo e das águas, em médio e longo prazo.

Priorizar o consumo de alimentos orgânicos é uma maneira de diminuir consultas e internações por intoxicação alimentar (que pode ter como sintomas alergias na pele, diarreia, cefaleia, problemas respiratórios, tonturas, entre outros).

Embora ainda não existam estudos comparativos conclusivos, que atestem o ganho nutricional em se consumir orgânicos, acredita-se que o fato de esses alimentos serem livres de substâncias sintéticas faz com que sejam mais saborosos e mais bem aceitos pelas crianças e adolescentes que, dessa forma, ingerem mais vitaminas, fibras e minerais importantes na merenda escolar.

Merenda das escolas de Florianópolis são preparadas com alimentos orgânicos e acompanhamento de nutricionistas
Foto: PMF/Divulgação

Ao considerar que grande parte dos alunos da rede municipal realiza suas principais refeições na unidade escolar, entende-se a importância social da inserção de alimentos orgânicos no cardápio das merendas. Segundo o World Food Program (WFP), a qualidade e a oferta da alimentação escolar estão relacionadas ao melhor rendimento cognitivo das crianças e contribui para diminuir os níveis de evasão escolar, melhorando, assim, o aproveitamento acadêmico das crianças e jovens.

– A escola é um importante espaço para promoção de hábitos alimentares saudáveis, e nesse sentido, não mediremos esforços em oferecer aos nossos estudantes alimentos diversificados, seguros e nutricionalmente adequados – finaliza o secretário Maurício Pereira.