AL estuda prevenção periódica para reverter índice do glaucoma

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Ele está entre as duas principais origens da cegueira e o maior causador da cegueira irreversível em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente 65 milhões de pessoas são portadoras do glaucoma nesse universo e, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. Pior: sua prevalência é de 5,2 milhões de pessoas ou a segunda causa de cegueira no mundo.

Estima-se que, no Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de portadores de glaucoma e muitos não sabem ter a doença. Em Mato Grosso, o Projeto de Lei n° 357/2015 cria um período oficial – a Semana de Prevenção e Combate ao Glaucoma – a ser comemorada, anualmente em torno do dia 26 de maio. O objetivo é ter ocasião fixa para realização de atividades científicas, educativas e culturais que promovam a saúde ocular e a prevenção do glaucoma.

Durante essa semana, os estabelecimentos estaduais de saúde deverão promover e participar de atividades voltadas para a prevenção do glaucoma, por meio de ampla divulgação, campanhas educativas e realização de exames. “A criação de um período oficial e do trabalho proposto para tentarmos reverter o avanço do glaucoma em nossa sociedade tem um grande alcance social”, disse o autor do projeto, deputado Wagner Ramos (PR).

Glaucoma é o aumento da pressão interna do olho por uma falha na drenagem do líquido que faz a nutrição dos olhos. Também é chamado de “doença silenciosa” e costuma dar sinais apenas quando já está avançado. Segundo o oftalmologista Felipe Breowicz, ele ataca o nervo ótico – o nervo da visão, que conecta o olho ao cérebro – é progressiva e causa a perda irreversível da visão quando não é diagnosticada precocemente.

Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) em 300 prontuários de pacientes diagnosticados nos serviços do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, em São Paulo, revelou que três em cada dez deles já estão em estágios avançados da doença, embora apresentem boa acuidade visual.

Neste ano, a campanha lançada durante o XVI Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma – entre 14 e 16 de maio, em Goiânia, alertou que a visita anual ao médico oftalmologista “é fundamental para o diagnóstico precoce”. O PL 357/2015 está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto – Núcleo Social.