“Brasil saiu da pior recessão do século”, diz Meirelles

desemprego no brasil cai e vai a 13,3% no trimestre até maio, diz ibge

Diante do avanço de 1% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou nesta quinta-feira (1°) que o Brasil saiu da recessão e que a economia brasileira está na direção correta.

"Hoje é um dia histórico. Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século. Neste período, milhões de brasileiros perderam seus empregos, milhares de empresas quebraram e o Estado caminhou para a insolvência”, afirmou o ministro, em nota. “O forte crescimento da economia neste início de ano é uma comprovação de que este processo já mudou”, completou.

Puxado pelo desempenho do setor agropecuário, o crescimento do PIB veio acima do esperado tanto pela equipe econômica quanto pelos analistas do mercado financeiro, em uma demonstração da melhora dos indicadores econômicos em meio a um cenário de queda nos juros e da inflação.

Para este ano, a projeção aponta para o primeiro crescimento do PIB desde 2014, a uma taxa de 0,5%. Para consolidar esse crescimento, a aprovação das reformas econômicas, como a da Previdência Social e a modernização trabalhista, possui papel essencial nesse processo.

“Ainda há um caminho a ser percorrido para alcançarmos a plena recuperação econômica, mas estamos na direção correta”, ressaltou Meirelles.