Mais de 1 tonelada de lixo é retirada por voluntários na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos

As ações foram feitas no fundo do mar, na areia e no costão. Na ação foram encontrados animais mortos, redes de pesca e até churrasqueira e porta de geladeira.

Duas tartarugas e um pinguim mortos foram recolhidos durante limpeza — Foto: Acatmar/Divulgação

Cerca de 200 voluntários da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) retiraram 1,2 toneladas de lixo do canto direito da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, no Norte catarinense, no domingo (8). As ações foram feitas no fundo do mar, na areia e no costão. Desde o início do projeto, em 2014, 100.200 toneladas de resíduos já foram recolhidas em praias de Santa Catarina.

Voluntários retiraram mais de 1 tonelada de lixo de praia em Governador Celso Ramos — Foto: Acatmar/Divulgação

Na ação de domingo, os voluntários encontraram bitucas de cigarros, garrafas de pet e de vidro, redes de pesca e até churrasqueira e porta de geladeira.

Redes de pesca foram retiradas do mar durante limpeza — Foto: Acatmar/Divulgação

Também foram encontrados um pinguim e duas tartarugas mortas, sendo que uma estava com uma corda amarrada no pescoço.

 “Nós catalogamos todo o lixo recolhido para saber de onde está vindo. Retiramos algumas mostras para palestras em escolas, destinamos o que serve para a reciclagem e o restante descartamos de forma correta”, diz o presidente da Acatmar, Mané Ferrari.

A ação contou com a ajuda de 30 mergulhadores profissionais, todos voluntários e duas embarcações. O projeto fornece o material necessário para os participantes, como luvas e sacos de lixo.

Ação contou com duas embarcações — Foto: Actamar/Divulgação

O projeto é realizado de seis a sete vezes por ano, em diferentes praias do estado. Os municípios podem entrar em contato com a associação e solicitar a limpeza.

Os interessados em participar das ações podem se inscrever pelo site. No caso dos voluntários a mergulhadores é obrigatório ligar para os telefones (48) 3266-1137 ou (48) 99933-0062, para fazer a inscrição e passar medidas para roupa de mergulho.

Voluntários percorreram o canto direito da Praia de Palmas — Foto: Acatmar/Divulgação