Lobo-marinho é avistado descansando na Praia do Santinho; FOTOS

A chegada do mamífero também despertou a curiosidade dos banhistas, que passaram pela região.

Lobo-marinho-do-sul no costão da Praia do Santinho em Florianópolis — Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal

Um lobo-marinho-do-sul juvenil foi avistado pela equipe de monitoramento da Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), aproveitando o sol e descansando na segunda-feira (12) na Praia do Santinho, em Florianópolis. A chegada do mamífero também despertou a curiosidade dos banhistas que passaram pela região.

O animal, da espécie Arctocephalus australis, não tinha ferimentos aparentes e parecia estar bem, segundo informou um veterinário da associação. Ele estava em uma área de pedras do costão, que foi isolada pelos pesquisadores para garantir a segurança do bicho.

Ainda de acordo com a associação, nesta época do ano é comum avistar animais desta espécie no Litoral Sul do Brasil. Eles saem das colônias de reprodução no Uruguai e na Argentina e seguem em direção ao Norte, em busca de alimento e descanso.

Caso os animais estejam mortos ou debilitados, sejam eles mamíferos, tartarugas ou aves marinhas, a recomendação é entrar em contato com o telefone 0800 642 3341, para que a equipe do R3 Animal possa ir até o local verificar a situação dos casos.

Pesquisadores isolaram a área próximo do animal — Foto: Nilson Coelho/ R3 Animal

Sobre o lobo-marinho-do-sul

O lobo-marinho-do-sul é um mamífero com distribuição geográfica no continente sul-americano desde o Rio de Janeiro, no Oceano Atlântico, até a Península de Paracas, no Peru, no Oceano Pacífico, contando também com registros nas Ilhas Malvinas.

A população mundial da espécie é estimada entre 350 mil e 400 mil animais. Esta é a segunda espécie de pinípede – mamíferos aquáticos – mais abundante no litoral gaúcho, e pode ser avistada frequentemente nas praias da Região Sul, alimentando-se e descansando.

Fotos

Lobo-marinho foi encontrado na manhã de segunda-feira pelos pesquisadores — Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal
Pesquisadores isolaram a área onde estava o animal — Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal
Pesquisadores encontraram o bicho na segunda-feira — Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal
Animal estava descansando nas pedras da Praia do Santinho, no Norte da Ilha — Foto: Nilson Coelho/ Associação R3 Animal