A cidade de Urupema, na serra catarinense, poderá ser reconhecida como a Capital Nacional do Frio

Proposta foi aprovada em comissão do Senado e será enviada agora para a Câmara dos Deputados.

Projeto de lei quer transformar Urupema na Capital Nacional do Frio. É o que prevê um projeto de lei aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. A proposta não precisa ser votada em plenário e deve ser encaminhada agora para a Câmara de Deputados.

Desde 2011, com a instalação da Estação Meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, foi possível ter informações oficiais sobre as baixas temperaturas da cidade. Neste ano, em julho, a cidade chegou a registrar -9,2°C e deixou uma cascata congelada.

Cascata ficou parcialmente congelada por causa das temperatura negativas em Urupema, em julho deste ano — Foto: Prefeitura de Urupema/Divulgação

De acordo com a agência Senado, o texto é do senador Esperidião Amin (PP), que explicou que a cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim. Desde então, Urupema, de apenas 2,5 mil habitantes, vem reivindicando o reconhecimento de ser a cidade mais fria do Brasil.